ACESSO À
INFORMAÇÃO
Radar da transparência
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

Estatísticas

Informações geográficas sobre o município de Itaguari

Características Naturais

1. Localização geográfica

O município de Itaguari situa-se no Estado de Goiás, na micro-região de Anápolis, distante 96 km de Goiânia e 220 km de Brasília.

As coordenadas geográficas na sede do município são: latitude sul 15º 55` 07”  e longitude oeste  49º 36`16”.  A altitude média é de 685 metros acima do nível do mar.

O município faz fronteira ao norte com Itaguaru, ao leste com Jaraguá, a oeste com Itaberaí e ao sul com Taquaral de Goiás.

2. Hidrografia

O território de Itaguari é uma região das nascentes de água da bacia hidrográfica do Tocantins.

O principal riacho é o Rio Sucuri, um afluente do Rio Uru que deságua no Rio das Almas.

Os demais riachos e córregos são todos afluentes do Rio Sucuri. Entre eles destacam-se: Casa de Telhas, Sapezinho, Monjolinho, Soares, Limoeiro, Godói, Brejo Grande e Lageado.

hidrografia

Relevo

O município de Itaguari está inserido no Planalto Central Brasileiro, que é formado por um grande bloco de rochas cristalinas, apoiando em grande parte camadas de rochas sedimentares.

A topografia apresenta na maioria terrenos planos, levemente inclinados na direção do Rio Sucuri, representando 85% do total.

Terrenos ondulados representam cerca de 10% e os terrenos montanhosos cerca de 5%.

O ponto mais baixo está localizado na foz do Córrego Lageado com o Rio Sucuri, com 633 metros acima do nível do mar. O mais elevado fica na Serra do Inhola, com 1024 metros de altitude.

4. Clima

O clima é o tropical, com verões chuvosos e invernos secos. A temperatura média anual está em torno de 23º C, com máxima atingindo em torno de 35º C e mínima de 15º C.

De agosto a março a temperatura é maior. Nos meses de maio, junho e início de julho as temperaturas atingem os níveis mais baixos.

Quando ocorrem as denominadas “frentes frias” a temperatura diminui chegando a atingir 15º C. Estas frentes frias geralmente provocam chuvas que duram em média de 3 a 5 dias.

Os totais pluviométricos oscilam entre 1500 a 1800 mm, anuais.

5. Vegetação

A vegetação original da região é o cerrado e a floresta tropical. Atualmente o que se observa são pequenas manchas de florestas denominadas “capões de mato”. Da vegetação original quase nada sobrou, restando apenas cerca de 8%, mesmo  assim bastante comprometida.

6 – População

Do início do século XX até a década de 1970 a população cresceu com base na chegada de nordestinos e mineiros à Itaguari. Estas correntes migratórias, ligadas ao forte crescimento vegetativo da população, com famílias compostas de 6 a 8 filhos, gerou um notável aumento da população.

Após o início da década de 1990 o crescimento populacional foi bastante discreto.

Bibliografia

História de Itaguari: de  Campestre a capital da moda íntima / Joaquim Marques Cardoso, José Eduardo do Couto Neto, Osmar José Jerônimo Neto. Goiânia: Scala Editora, 2013.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

O município de Itaguari é berço de duplas sertanejas famosas, duplas sertanejas locais, cantores e músicos evangélicos, embaixadores e cantores das várias folias de reis.

No âmbito nacional e regional destacam-se as duplas sertanejas André e Andrade e Irmãs Freitas, que foram e continuam sendo sucesso.

Merecem destaque a Orquestra de Violeiros de Itaguari e os grupos de catireiros (Irmãos Oliveira, Orgulho Caipira e Tradição Sertaneja).

A maior manifestação cultural e religiosa de Itaguari é o reisado. São 3 grupos de folias (Folia Goiana de Itaguari, Folia Mineira de Itaguari, Folia do Brejo Grande) que celebram suas festas no dia 6 de janeiro e 1 grupo (Folia de Setembro) que celebra sua festa no final do mês de setembro.

Bibliografia

História de Itaguari: de  Campestre a capital da moda íntima / Joaquim Marques Cardoso, José Eduardo do Couto Neto, Osmar José Jerônimo Neto. Goiânia: Scala Editora, 2013.