– representar publicamente ao Prefeito na divulgação, recepção, estudo e triagem do expediente encaminhado a Prefeito;
– preparar os despachos do Prefeito com as entidades representativas dos órgãos de consulta, orientação e deliberação;
– articular politicamente o Governo Municipal em todas as esferas governamentais, bem como com o setor privado, notadamente os econômicos, acadêmicos e sociais;
– coordenar as relações do Executivo com o Legislativo;
– coordenar a relação do Governo com a Câmara Municipal de Itaguarí e com os Legislativos das esferas estadual e federal;
– coordenar o atendimento aos Vereadores, seus pedidos e sugestões, receber e dar resposta aos requerimentos e indicações da Câmara e manter o seu controle para formulação de programas de governo;
– participar da elaboração de mensagens e projetos de lei, examinando-os sob a ótica política;
– acompanhar o trâmite, na Câmara Municipal, das mensagens do Executivo;
– receber e registrar o expediente recebido da Câmara de Vereadores e acompanhar a tramitação dos pedidos de informações, proposições e providências;
– coordenar as medidas relativas ao cumprimento dos prazos de pronunciamento, pareceres e informações do Poder Executivo às solicitações da Câmara Municipal;
– acompanhar, junto ao legislativo, o andamento dos Projetos de Lei, verificando os prazos do legislativo e providenciando para o adimplemento das datas de sanção;
– integrar as Secretarias e Órgãos da Administração Direta e Indireta;
– transmitir aos demais níveis hierárquicos as determinações, ordens de serviço, portarias e outros atos emanados do Prefeito;