O livro “O Pequeno Príncipe” ganha diferentes formatos de acessibilidade

7

O lançamento dos novos formatos do livro ocorreu durante o seminário Autonomia e Direito para Todos, promovido nesta quinta-feira (1º), em Brasília

Para atender pessoas com deficiência, o Ministério da Cultura lançou, nesta quinta-feira (1°), o kit de acessibilidade de uma das obras mais traduzidas no mundo, o livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, que terá publicação em diferentes formatos.

O kit é composto por um DVD com gravação em audiovisual com recursos como audiolivro, descrição das imagens, tradução e interpretação em libras e legendas.

A edição que será disponibilizada no kit ainda conta com o formato Digital Accessible Information System ou Daisy, que utiliza voz humana (ou sintética) de acordo com os protocolos internacionais de acessibilidade, e com o Leitura Fácil, uma maneira de adaptar a obra para ser compreendida independentemente das capacidades linguísticas ou cognitivas do leitor.

O lançamento do kit ocorreu durante o seminário Autonomia e Direito para Todos e faz parte das comemorações dos 10 anos de convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu a data 3 de dezembro como o dia Internacional da Pessoa com Deficiência e do 1º ano de Lei Brasileira de Inclusão, sancionada em julho de 2015.

O pequeno príncipe

A escolha do livro “O Pequeno Príncipe” não foi aleatória e tem um significado muito importante para o avanço do projeto, explica o diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Cristian Santos.

“O Pequeno Príncipe é uma das obras mais traduzidas do mundo, tendo sido publicada em mais de 230 línguas. Espero que tenhamos consciência da dimensão política desse lançamento. A parceria entre o Ministério da Cultura e a Oscip Mais Diferenças pretende iniciar um processo de provocação dirigido a todos os que atuam com livros e bibliotecas”, afirmou.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MinC

It is compatible with spy phone app ipad 2, ipad 3, ipad 4, iphone 4s, iphone 5, 5th generation ipod touch, 7th generation ipod nano and ipad mini.